Avaliação Nutricional

Método que utiliza a associação de vários parâmetros – clínicos, bioquímicos, antropometria e de consumo alimentar, visto que a utilização de um único indicador não é suficiente para um diagnostico nutricional confiável. .

Anamnese
É nesta etapa que começo a conhecer você, seus hábitos, costumes, antecedentes familiares, doenças de base e associadas, estilo de vida, preferências, aversões, alergias e intolerâncias alimentares. São informações importantes para que eu possa começar a identificar a linha de conduta para o seu caso específico. 

Antropometria
Através da antropometria vou avaliar sua composição corporal e identificar os parâmetros como peso, gordura, massa muscular. De posse destas medidas é possível calcular a porcentagem de adequação do seu estado atual com o que se considera normal para pessoas da sua idade e com a sua estrutura.

Exames laboratoriais
Solicitados de acordo com a individualidade e necessidade do paciente.

Exame físico
O exame físico avalia depleção de nutrientes principalmente através da pele, cabelos e unhas.

Ingestão
Um recordatório alimentar é de extrema importância para identificar seus hábitos de alimentação. Esta é uma das fases essenciais da avaliação, pois é nela que se identificam as inadequações que serão guias para o trabalho de mudança dos hábitos alimentares.

Profissional responsável: Dra. Juliana Melo

 

ver mais NUTRIÇÃO