DETOX

Dieta DETOX ou Dieta Desintoxicante

Detoxificação é um termo utilizado na nutrição funcional, quando queremos fazer uma verdadeira limpeza no organismo.

O objetivo é a transformação de toxinas em substâncias hidrossolúveis para serem eliminadas por meio da urina, suor, fezes e lágrimas.

A detoxificação ocorre em todas as células, porém principalmente no fígado e no intestino de maneira contínua.

Os benefícios são a redução de sintomas alérgicos, melhora do aspecto da pele, digestão e circulação mais eficientes, menor retenção de líquidos e redução na compulsão por certos alimentos, incluindo doces.

Para atingir esses benefícios em geral são cortados alimentos com glúten, laticínios, açúcar e gorduras. Todas essas substâncias causam uma sobrecarga das células hepáticas e intestinais.

Apesar de não ser o emagrecimento o objetivo principal a eliminação de alguns quilos acaba ocorrendo de maneira natural .

O acompanhamento nutricional é essencial durante o DETOX para que o paciente não desenvolva nenhuma carência nutricional devido a restrição de diversos alimentos. Após esse período, a nutricionista irá reintroduzir gradualmente os alimentos que foram retirados para que o paciente tenha um resultado satisfatório e a longo prazo.

Sintomas como cansaço excessivo, insônia, dificuldade de digestão, intestino irregular, excesso de gases, retenção hídrica, falta de concentração, dores de cabeça e dificuldade de perder peso, são sinais da necessidade de uma dieta desintoxicante.

Os resultados vão muito além da perda de peso. O programa ajuda a aumentar a energia física, fortalece o sistema imunológico, diminui a retenção de líquidos e até a redução de sistemas alérgicos.

Profissional responsável: Dra. Juliana Melo

 

ver mais NUTRIÇÃO